ÁUSTRIA

 

 

 

ÁUSTRIA

Os Alpes dominam a parte ocidental e meridional da Áustria, ao passo que as províncias orientais, bem como a capital, Viena, se situam na bacia do Danúbio.

Até ao fim da Primeira Grande Guerra, a Áustria foi durante vários séculos o centro de um vasto império que dominava grande parte da Europa Central. A Áustria é hoje uma República Federal constituída por nove Estados.

Viena acolhe várias organizações internacionais, nomeadamente o Secretariado da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a Agência Internacional da Energia Atómica e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

O Parlamento austríaco é composto por duas câmaras: o Conselho Nacional (Nationalrat), constituído por 183 membros eleitos por sufrágio directo por um mandato de quatro anos, e o Conselho Federal (Bundesrat), a Câmara Alta, constituído por 62 membros que representam as diferentes províncias e cujo mandato é de quatro ou seis anos.


 

A Áustria tem um património cultural de grande valor. Wolfgang Amadeus Mozart ocupa um lugar à parte como compositor, enquanto Franz Schubert desfruta também de grande popularidade. No universo da filosofia e das ideias destacam-se Sigmund Freud, que continua a suscitar alguma controvérsia, e Ludwig Wittgenstein, uma das figuras mais influentes no pensamento do século XX. As obras do pintor Gustav Klimt são admiradas mundialmente.

A Áustria tem uma economia mista, industrial e agrícola, sendo o turismo também uma importante fonte de rendimento.

As especialidades culinárias austríacas, como o Wiener Schnitzel e o Apfelstrudel, tornaram se pratos internacionais que dispensam qualquer tradução.

-

ÁUSTRIA E SEU POVO- A Áustria é uma República Federal com uma democracia parlamentar.

 

                                                       

 

A Áustria possui uma área de 83.858 km² formada por 9 Estados Federais independentes (Burgeland, Caríntia, Baixa Áustria, Alta Áustria, Salzburgo, Estíria, Tirol, Vorarlberg e Viena) que possuem seus próprios governos provinciais. A legislação Federal é exercitada pelo parlamento juntamente com a Câmara de representantes - as duas Câmaras de deputados. Além disso, a Áustria é membro da União Européia, das Nações Unidas e da grande maioria de suas organizações.

O idioma oficial do país é o alemão, falado por 98% de seus habitantes (aprox. 8 milhões). Existem 6 grupos étnicos diferentes reconhecidos oficialmente: Croatas da regão de Burgerland, romanos, eslovacos, eslovenos, checos e húngaros. Eles estão concentrados na área leste e sul da Áustria.
74% dos austríacos são católicos romanos, 5% protestantes e o resto pertence a outras religiões.

 

O CLIMA

O Clima de transição centro europeu influenciado pelo clima atlântico é característico na Áustria.

Em grande parte da Áustria os ventos predominantes são os que sopram do oeste e do noroeste. As diferenças de temperatura entre o dia e a noite, bem como o verão e o inverno, são menos pronunciadas na parte ocidental do território austríaco. Em todas as regiões do país registram-se precipitações que diminuem em quantidade, de maneira progressiva, do oeste a leste.A Áustria apresenta três zonas climáticas:o leste se caracteriza pelo clima panômico continental( a temperatura média em julho geralmente supera a marca de 19 graus, as precipitações anuais estão frequentemente abaixo dos 800 mm; verões curtos e invernos longos; o resto do território apresenta um clima de transição centro europeu temperado e úmido.

MUSEUS E EXPOSIÇÕES

A Áustria não é só música, ela também possui uma infinidade de museus, monumentos, exposições e galerias de arte por todo o país.

Foi inaugurado em março de 2004 o LIECHTENSTEIN MUSEUM, que abriga a maior e mais importante coleção privada da arte barroca no mundo: a coleção do príncipe HANS ADAM 11 DE LIECTENSTEIN.

PALÁCIO DE HELLBRUNN

No sul da cidade encontra-se o Palácio de recreio de Hellbrunn (1612-1615), de estilo pré-barroco, uma das construções mais belas da cidade.

 

 

VOLTAR